You are here:

Solar Autónomo (SAS) ACTUALIZAÇÃO DO MERCADO: Moçambique

 

O crescimento da economia moçambicana reduziu nos últimos um ano e meio, com a taxa de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) a cair de 2,3 por cento em 2019 para 1,3 por cento em 2020. Isto deve-se a vários choques internos e externos – principalmente um aumento dos conflitos, catástrofes naturais e o impacto da pandemia da COVID-19. Moçambique está actualmente envolvido em dois conflitos internos: os ataques extremistas islâmicos na província de Cabo Delgado, que deslocou mais de 530.000 pessoas, e os ataques das milícias da oposição na província de Sofala. O conflito em Cabo Delgado é de grande importância para Moçambique, uma vez que milhares de milhões de dólares estão a ser investidos nos depósitos de gás natural na área. O país foi também devastado pelos ciclones Idai, Kenneth e Eloise, que atingiram as suas margens entre 2019 e 2021. Estes ciclones causaram inundações, perda de vidas e destruição de bens nas regiões centro e norte do país.

A 22 de Março de 2020, aproximadamente um ano após a ocorrência do Ciclone Idai, Moçambique reportou o seu primeiro caso de COVID-19. Até 8 de Março de 2021, o país tinha registado 62.703 casos positivos da doença e 698 mortes.1 A pandemia levou o governo a impor restrições de confinamento que afectaram a economia e a vida quotidiana dos moçambicanos. Durante a pandemia da COVID-19, as empresas informaram que os clientes tinham reduzido o poder de compra, o que se traduziu em vendas reduzidas em comparação com a previsão para este período. A importação de produtos demorou mais tempo, uma vez que as cadeias de abastecimento foram perturbadas. A consciencialização sobre os produtos solares autónomos (SAS) aumentou em Moçambique, com 68 por cento dos inquiridos num estudo de 2019 a reportar que tinham ouvido falar de produtos solares. Mais 22 por cento dos agregados familiares puderam comprar sistemas solares domésticos (SHS) sem qualquer assistência financeira.

Um inquérito a seis empresas SAS activas apresentou números totais de vendas de 21.252 unidades em 2019, e 46.802 unidades em 2020, demonstrando que os números das vendas duplicaram. Em termos de utilização produtiva da energia solar, a Global Off-grid Lighting Association (GOGLA) informou que 2.843 aparelhos movidos a energia solar foram vendidos entre Julho de 2019 e Junho de 2020. Actualmente, a Solarworks e a Digitech são as únicas empresas que vendem sistema de utilização produtiva solar, mas outras empresas mostraram interesse.

Share this
Tags:
Was this article helpful?
Dislike 0 0 of 0 found this article helpful.
Views: 283
Previous:
Next: